Melasma é uma condição dermatológica em que há  surgimento de manchas escuras na pele, principalmente na face, porém pode ocorrer  extrafacial, como braços, pescoço e colo. Afeta mais o sexo feminino, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, entretanto está relacionada ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios UV, a predisposição genética também influencia nessa condição .

Sintomas

Manchas acastanhadas ou escuras começam a aparecer no rosto, principalmente nas maçãs da face, fronte, nariz e buço. 

 As manchas têm formatos irregulares, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados). Muitas vezes, as pessoas com melasma podem agravar a condição com um tratamento ou procedimento inadequado, exposição excessiva sol ou a vapores quentes, ocorrendo piora importante das manchas.

Tratamento

Variam, mas incluem sempre  proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. Dentre os procedimentos mais realizados estão os peelings e aplicações de luzes ou lasers. 

O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar esta condição. 

Prevenção

A maior prevenção para o melasma é a proteção solar. As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. Como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma. Por isso, devem-se associar à fotoproteção filtros físicos, de preferência com cor e que protejam da luz visível. 

Os filtro solares devem ser reaplicados para manter a proteção adequada durante todo o dia. Também é importante utilizar sombrinhas, guarda-sóis, roupas com proteção UV, chapéus, bonés, óculos escuros, pois toda  a medida que evite a exposição solar é válida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *