1. O QUE É BOTOX (toxina botulínica)

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Botox é um dos nomes comerciais existentes. Além dele, existem outras toxinas  liberadas no Brasil pela ANVISA como Dysport, Xeomin, Botulift, etc…

A toxina botulínica tem o efeito de impedir o músculo de contrair. Ocorre uma denervação química reduzindo a contração muscular. Este efeito é temporário, durando em torno de 4 meses. A toxina  bloqueia os músculos que causam as rugas de expressão, consequentemente dando um aspecto menos cansado.

Como é aplicado?

Com agulhas muito finas que atuam no nível intramuscular. Utilizam-se pontos específicos onde a toxina é aplicada. 

A dor é mínima, podendo causar desconforto no momento do procedimento. Para os pacientes mais sensíveis, existe um gel anestésico que é aplicado sobre a pele antes da injeção. 

Os efeitos podem ser observados depois de três ou quatro dias. O resultado final aparece cerca de sete dias após a aplicação. O efeito começa a desaparecer entre 3 e 6 meses, dependendo do organismo do paciente. A partir daí, é necessária uma nova visita ao especialista para aplicar novamente o produto.

Pacientes com alergia aos componentes do produto 

Grávidas ou em aleitamento

Doenças auto-imunes em atividade

Expectativa irreal do paciente 

Infecções no local da aplicação 

Instabilidade emocional 

Outras indicações:

Hiperhidrose(suor excessivo) – em mãos, pés, axilas e rosto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *